7 dicas para manter os candidatos engajados durante o prcoesso seletivo

Provavelmente, o maior desafio de um profissional de Recursos Humanos seja manter os candidatos engajados durante o processo seletivo. 

Afinal, são necessárias algumas estratégias para conservar o interesse dos profissionais mais capacitados para a vaga. Tais estratégias são a chave para escolher os colaboradores mais competentes nas áreas disponíveis.

Nesse sentido, o profissional de RH precisa utilizar algumas ferramentas para que o candidato mantenha o foco no processo e se sinta desafiado. 

Você sabe quais ferramentas são necessárias?

Primeiramente, o gestor precisa saber que nesse processo é onde a empresa deve mostrar o que tem de melhor a oferecer aos seus futuros profissionais. Portanto, o ideal é que tudo seja feito de forma criteriosa. 

Caso queira aprender mais sobre o assunto, siga a leitura.

Nesse artigo, você vai aprender 7 dicas para manter os candidatos engajados durante o processo seletivo. Confira!

Afinal, por que manter os candidatos engajados durante o processo seletivo?
Primeiramente, manter os candidatos engajados nesse processo podem oferecer alguns benefícios tanto ao candidato quanto ao setor de RH. 

Nesse sentido, o objetivo dos profissionais de recursos humanos é atrair os profissionais mais preparado do mercado. Mas, para isso acontecer é necessário ter uma boa comunicação e saber extrair seu potencial.

Entretanto, conseguir tais objetivos na seleção pode ser feito de algumas formas. Vamos às dicas. 

1.Use um cronograma
Antes de tudo, para manter uma melhor organização e montar um processo seletivo mais interessante, o ideal é montar um cronograma das etapas de todo o procedimento. 

Nesse cronograma deve constar os prazos, as entrevistas e o retorno do feedback dos entrevistados.

Nesse sentido, essa ferramenta vai trazer, além do controle da forma que será gerido passo a passo do processo, uma segurança aos candidatos. O que é muito importante no engajamento do processo seletivo.

2.Use técnicas de gamificação no processo
Dinâmica de jogos como etapa de processo seletivo nunca sai de moda. Portanto, use algumas boas ideias de gamificação já implantadas por algumas empresas. 

Além de promover uma interação coletiva com todos os candidatos, essa estratégia avalia competências, habilidades de comunicação e improviso.

3. Apresente a empresa aos candidatos
Mostrar as dependências da empresa pode ser uma boa iniciativa para manter os candidatos engajados durante o processo seletivo. Primeiramente, mostre o setor e possível escritório que candidato vai atuar.

Nesse sentido, ele vai projetar seu dia a dia na organização e vai se envolver mais no processo. Outra dica importante é: apresente-o aos funcionários da empresa, ele vai se sentir mais familiarizado e até se inserir naquela rotina de trabalho.

O candidato vai se sentir tomando café na cozinha, se imaginar em seu escritório, ter seu primeiro contato com seus futuros colegas. Isso é ótimo para projetar sua nova vida.

Entretanto, seja cauteloso. O ideal é colocar essa etapa no fim do processo. Ou seja, para candidatos com mais chances de ser contratados. 

4. Estabeleça uma comunicação personalizada
A comunicação é o elemento chave para manter os candidatos engajados no processo seletivo. Portanto, evite mensagens padronizadas, tais atitudes transparecem falta de cuidado e descaso com os profissionais. 

Sendo assim, o ideal é personalizar todo o processo. Ou seja, conduzir a entrevista de acordo com sua personalidade ou características. Dessa forma, a organização ganha credibilidade, demonstra transparência e responsabilidade.

Por fim, deixe sempre o candidato ciente de todo o procedimento de seleção. Pois, abandonar o candidato durante o andamento do processo seletivo, desencoraja o profissional e tira a confiança do cronograma inicial da empresa.

5. Aproveite as ferramentas tecnológicas
A evolução tecnológica não pode ficar de fora de um processo seletivo mais aprofundado. Portanto, use a tecnológica ao seu favor. 

Inclusive, algumas ferramentas garantem mais agilidade, precisão e garante um bom banco de dados para empresa. 

Além de passar mais credibilidade aos candidatos, ferramentas tecnológicas podem ajudar a gestão de RH na hora de analisar as competências profissionais.

No entanto, é necessário um bom suporte de informática para gerenciar melhor os resultados e otimizar as buscas de futuros parceiros.

Com certeza, uma ótima dica para manter os candidatos engajados no processo seletivo. Portanto, não a deixe passar despercebida.

6. Faça feedbacks aprofundados
Provavelmente, a falta de um feedback seja a principal queixa dos candidatos que não são classificados no processo seletivo. 

Não saber o motivo pela desclassificação ou não ter retorno de um posicionamento da empresa, gera um desconforto muito grande para qualquer pessoa.

Além de ser uma ótima oportunidade para o candidato identificar pontos a melhorar na sua carreira, um feedback pode fazer a diferença nas seleções futuras.

Ou seja, o ideal seria explanar todas as características, seja negativa ou positiva. Para isso, pode ser usado análise de desempenho e materiais que ajudem a trazer bons resultados futuros. 

Portanto, não deixe de entrar em contato com todos os candidatos e pontue os fatores de sua eliminação;

7. A comunicação deve ser o ponto forte da empresa
Após o primeiro contato, é necessário estabelecer uma relação transparente e positiva com o candidato. 

Pois, o recrutador é a porta-voz da empresa e a forma que ele lida com os seus futuros colaboradores é um reflexo de como será sua relação profissional.

Por isso, o ideal é que todas as informações sejam passadas de forma clara e objetiva, sanando todas as dúvidas que o candidato venha a ter, para que não haja ruídos na comunicação.

Por fim, lembre-se que a empresa deve valorizar seus candidatos para que eles venham a falar bem da organização aos seus colegas de trabalho.

O networking é primordial para a valorização da marca.

Conclusão
Por fim, não é fácil manter os candidatos engajados durante o processo seletivo. Entretanto, é um processo que deverá ser trabalhado na empresa com empatia, relacionamentos humanizados e ambiente corporativo saudável.

Hoje, há diversas ferramentas que podem conduzir a boa imagem da empresa. Portanto, nutrir networkings positivos e, de quebra, alcançar os resultados esperados são benefícios que serão colhidos ao longo do processo.

Enfim, agora que você já sabe como manter os candidatos engajados no processo seletivo, que tal conhecer nossos serviços? 

Acesse agora mesmo nosso site e saiba como podemos ajudar a sua empresa otimizar seus resultados. Não esquece de acessar nosso newsletter para receber todas as novidades de nosso canal.